A Força Fênix!!! |
Olá
jogadores e jogadoras de Heroclix!!!
VINGADORES VS. X-MEN!!! Este torneio oficial da Wizkids já se iniciou lá fora nos EUA e algumas cidades brasileiras já estão se organizando para realizar esse torneio.
Com esse evento, surgiu um novo recurso que é distribuído para os jogadores da primeira etapa: a Phoenix Force.
VINGADORES VS. X-MEN!!! Este torneio oficial da Wizkids já se iniciou lá fora nos EUA e algumas cidades brasileiras já estão se organizando para realizar esse torneio.
Com esse evento, surgiu um novo recurso que é distribuído para os jogadores da primeira etapa: a Phoenix Force.
Agora,
se você que vai iniciar neste torneio, ou você que adquiriu este recurso e
pretende utilizá-lo e ainda não entendeu como a Phoenix Force funciona, leia esta postagem pois explicarei
detalhadamente como esse novo recurso funciona.
Agora com vocês: FORÇA FÊNIX!!!
Agora com vocês: FORÇA FÊNIX!!!
===PARTE
1: CONSTRUÇÃO DO TIME===
A Força Fênix custa 12 pontos. Pelo menos
1 e não mais do que 5 Fragmentos das
Força Fênix diferente podem estar acoplados à Força Fênix e custa 3 pontos por fragmento.
Até
5 personagens diferentes (cada um custando pelo menos 40 pontos) são vinculados
à Força Fênix e custa 3 pontos por
personagem, mas deve haver pelo menos 1 fragmento para cada personagem.
EXEMPLO: Eu tenho um time formado pelas seguintes
peças:
- Spider-Man
#201 (ASM) – 75 pontos
- Wolverine #001 (WXM) – 100 pontos
- Wolverine #001 (WXM) – 100 pontos
- Daredevil
#021 (IH) – 75 pontos
- Donald
Blake #010 (CW) – 33 pontos
- Phoenix
Force #R100 com 2 fragmentos – 24 pontos
TOTAL: 395 pontos.
TOTAL: 395 pontos.
A Força
Fênix no total custa 12 pontos. Como eu tenho apenas 2 fragmentos nela (Cyclops e Namor) ela custa mais 3 pontos por cada um desses fragmentos, ou
seja, mais 6 pontos (3+3), totalizando 18 pontos (12+6).
Como eu só tenho 2 fragmentos na Força Fênix então eu posso escolher 1
ou 2 personagens para serem vinculados com a Força Fênix. Uma vez que o Donald
Blake possui apenas 33 pontos, ou seja, abaixo de 40 pontos, eu não posso vinculá-lo
ao recurso, devo escolher outro personagem. No fim eu escolho o Captain America e o Wolverine.
Esses dois personagens são os que utilizaremos como exemplo nessas explicações. |
Como cada um desses 2 personagens custa mais 3 pontos (6 ao todo), então no
final a minha Força Fênix custará 24
pontos. 12 do recurso + 3 do fragmento do Cyclops
+ 3 do fragmento do Namor, + 3 do Captain America vinculado + 3 do Wolverine vinculado. 12+3+3+3+3 = 24
pontos.
===PARTE
2: PREPARAÇÃO===
Quando
posicionar seus personagens em sua área inicial, para cada personagem vinculado
à Força Fênix, remova 1 fragmento e
o vincule à aquele personagem. O fragmento é uma relíquia vinculada à aquele
personagem sem custo nenhum.
A Força Fênix possui 5 grupos, cada grupo possui 5 cliques identificados por um número de clique vermelho. A Força Fênix começa o jogo no primeiro clique (clique vermelho #1) do grupo igual ao número de fragmentos restantes acoplados ao recurso.
A Força Fênix possui 5 grupos, cada grupo possui 5 cliques identificados por um número de clique vermelho. A Força Fênix começa o jogo no primeiro clique (clique vermelho #1) do grupo igual ao número de fragmentos restantes acoplados ao recurso.
Fragmento do Cyclops: fornece Ranged Combat Expert.
Fragmento do Namor: fornece as habilidades de time dos X-Men, Avengers e Defenders.
EXEMPLO: Após posicionar meus personagens na minha área inicial, uma vez que eu escolhi 2 personagens para serem vinculados à Força Fênix (o Wolverine e o Captain America) eu removo os 2 fragmentos que eu possuo no meu recurso e distribuo entre eles. Nesse exemplo o Captain America ficará com o fragmento do Cyclops (que o fornece Ranged Combat Expert, Poison e a habilidade Flight) e o Wolverine ficará com o fragmento do Namor (que o fornece Poison, Flight e as habilidades de time dos X-Men, Avengers e Defenders).
Note que o cartão do fragmento possui
dois lados, um branco e um dourado. O lado branco é utilizado quando o
fragmento está vinculado a um personagem, já o lado dourado é usado quando o
fragmento está acoplado ao recurso da Força
Fênix.
Feito isso, o recurso Força Fênix ficará sem nenhum fragmento
acoplado à ela, pois eu retirei os únicos 2 fragmentos dela para vinculá-los
aos meus dois personagens. Graças a isso, a Força Fênix começará no primeiro clique vermelho do grupo que
indica que há 0 (zero) fragmentos acoplados à ela.
O dial da Força Fênix é dividida em 5 grupos, cada grupo é separado por uma
linha vertical verde, ela define onde um grupo acaba e o outro começa. Cada um
desses grupos possui 5 cliques.
Mas qual desses grupos eu irei começar? Para
identificar o grupo, basta ver o pequeno número azul que fica logo acima no
número em vermelho. Tem o grupo 0, o grupo 1, o grupo 2, o grupo 3 e o grupo 4.
Esse número representa quantos fragmentos estão acoplados na Força Fênix. Nesse exemplo, após
retirar os fragmentos do recurso e dá-los aos meus personagens escolhidos, a Força Fênix ficou com 0 (zero)
fragmentos nela. Então, começarei o jogo no primeiro clique do grupo 0 (zero), uma vez
que ela está com 0 (zero) fragmentos acoplados.
Esse
é o grupo 0 (zero), que é a parte do dial que você utilizará quando seu
recurso da Força Fênix estiver com nenhum fragmento acoplado à ela. |
EXEMPLO 2: Agora digamos que em vez de eu ter escolhido
o Wolverine e o Captain America para serem os personagens vinculados à Força Fênix eu tenha escolhido apenas o
Captain America.
Já esse é o grupo 1, que é a parte do dial da Força Fênix que você utilizará quando tiver apenas 1 fragmento acoplado ao recurso. |
===PARTE 3: GIRANDO O DIAL===
Feito isso, pegamos o recurso da Força Fênix e giramos o dial 5 vezes para a esquerda, isso fará que o dial fique no mesmo clique que ele estava porém ele estará em outro grupo, no caso o grupo 1, que indica que há 1 fragmento acoplado na Força Fênix.
Sempre que você girar o dial da Força Fênix dessa forma por ter um
personagem que tinha um fragmento vinculado à ele derrotado, ou seja, girar o
dial 5 vezes para a esquerda após colocar aquele fragmento no recurso, o dial
vai parar no mesmo clique que eles estava só que do próximo grupo. Se ele
estava no clique 1 do grupo 0, por exemplo, após girar o dial vai para o clique
1 do grupo 1. Outro exemplo: Se ele estiver no clique 3 do grupo 0, após girar
o dial ele vai para o clique 3 do grupo 1.
EXEMPLO 2: Agora digamos que os dois personagens,
Wolverine e Captain America continuam em jogo e o recurso da Força Fênix está no primeiro clique do
grupo 0 (ou seja, nenhum fragmento está acoplado no recurso).
Após algumas rodadas o Captain America finalmente derrota seu primeiro adversário. Graças à isso você pode girar o dial 1 vez para a esquerda, ficando assim no clique 2 do grupo 0. Mais algumas rodadas para frente o Wolverine atinge um adversário mas na hora de jogar o ataque ele rolou dois 3 (ou seja, nos dois dados o resultado deu 3), apesar de ele não ter derrotado o adversário nesse ataque, mesmo assim ele rolou um duplo, e isso também lhe dá direito a girar o dial da Força Fênix 1 clique para a esquerda. Assim ficando no clique 3 do grupo 0.
Após algumas rodadas o Captain America finalmente derrota seu primeiro adversário. Graças à isso você pode girar o dial 1 vez para a esquerda, ficando assim no clique 2 do grupo 0. Mais algumas rodadas para frente o Wolverine atinge um adversário mas na hora de jogar o ataque ele rolou dois 3 (ou seja, nos dois dados o resultado deu 3), apesar de ele não ter derrotado o adversário nesse ataque, mesmo assim ele rolou um duplo, e isso também lhe dá direito a girar o dial da Força Fênix 1 clique para a esquerda. Assim ficando no clique 3 do grupo 0.
Note que, apenas o Wolverine e o Captain America podem girar o dial da Força Fênix dessa forma pois eles que estão vinculados com o
recurso da Força Fênix, caso outro
personagem do time derrotar um adversário ou rolar um duplo no ataque e atingir
o adversário, como por exemplo o Daredevil,
ele NÃO poderá girar o dial da Força Fênix, pois ele não está
vinculado à esse recurso.
A única forma de passar para o próximo grupo do dial é quando o Wolverine ou o Captain America for derrotado, assim você girará o dial para o próximo grupo 5 vezes e ele ficará dessa forma no clique 5 do grupo 1.
===PARTE
4: PONTOS DE VITÓRIA===
Sempre que um personagem vinculado com um fragmento da Força Fênix for derrotado, o adversário recebe os pontos de vitória daquele personagem além de 6 pontos adicionais. Se o time for todo derrotado, então o jogador que recebeu os pontos de vitória pelo ultimo personagem do time é também recompensado com 12 pontos pela Força Fênix e 3 pontos para cada fragmento da Força Fênix que iniciou o jogo acoplado no recurso.
No final do jogo então o nosso time
inteiro é derrotado pelo inimigo. Nesse caso o adversário também receberá mais
12 pontos de vitória adicionais pois esse é o que o recurso da Força Fênix vale.
Uma vez que a Força Fênix do nosso exemplo não começou o jogo com nenhum fragmento
acoplado à ela, pois nós tínhamos apenas 2 fragmentos, o do Cyclops e o do Namor, que foram para o Captain
America e para o Wolverine, o
adversário então não receberá mais nenhum ponto de vitória adicional.
Mas agora digamos que no início do jogo nós apenas tivéssemos retirado o fragmento do Cyclops e o vinculasse ao Captain America e deixássemos o fragmento do Namor no recurso da Força Fênix. Se no final do jogo nosse time tivesse sido todo derrotado, além dos 6 pontos de vitória adicionais que o adversário recebe por ter derrotado o Captain America e os 12 pontos adicionais do recurso da Força Fênix, ele ainda recebe 3 pontos de vitória adicionais pelo fragmento do Namor de ficou acoplado na Força Fênix desde o início do jogo.
Mas agora digamos que no início do jogo nós apenas tivéssemos retirado o fragmento do Cyclops e o vinculasse ao Captain America e deixássemos o fragmento do Namor no recurso da Força Fênix. Se no final do jogo nosse time tivesse sido todo derrotado, além dos 6 pontos de vitória adicionais que o adversário recebe por ter derrotado o Captain America e os 12 pontos adicionais do recurso da Força Fênix, ele ainda recebe 3 pontos de vitória adicionais pelo fragmento do Namor de ficou acoplado na Força Fênix desde o início do jogo.
===PARTE 5:
EFEITOS DA FORÇA FÊNIX===
No começo do seu turno, você pode escolher um Fragmento da Força Fênix acoplado ao recurso. Os personagens vinculados à Força Fênix podem usar o poder daquele Fragmento da Força Fênix até o seu próximo turno.
Agora é hora de olharmos para os cliques. |
Ou seja, já que a Força Fênix está no clique 1 do grupo 0 (zero), tanto o Wolverine quanto o Captain America receberão +1 na velocidade, poderão usar o poder Quake e poderão usar o poder Toughness.
Agora digamos que eles ainda estejam no
grupo 0 (zero) porém no clique 5. De acordo com a foto do dial acima o Wolverine e o Captain America terão +1 em todos os seus valores de combate
(velocidade, ataque, defesa, dano e alcance) pois tem uma borda quadrada ao
redor do modificador, poderão usar o poder Pulse
Wave, poderão usar o poder Invencible
e o poder Probability Control.
Lembrando que, se um deles morrer, como por exemplo o Wolverine, o fragmento do Namor que estava vinculado à ele vai ser acoplado ao recurso da Força Fênix e o dial será girando 5 vezes para a esquerda entrando assim em um novo grupo. Digamos que antes o dial estava no clique 5 do grupo 0 (zero), como no exemplo anterior, o dial é girado e agora o Captain America poderá usar os poderes e modificadores mostrados no clique 5 do grupo 1, veja como é o dial no grupo 1 abaixo.
Lembrando que, se um deles morrer, como por exemplo o Wolverine, o fragmento do Namor que estava vinculado à ele vai ser acoplado ao recurso da Força Fênix e o dial será girando 5 vezes para a esquerda entrando assim em um novo grupo. Digamos que antes o dial estava no clique 5 do grupo 0 (zero), como no exemplo anterior, o dial é girado e agora o Captain America poderá usar os poderes e modificadores mostrados no clique 5 do grupo 1, veja como é o dial no grupo 1 abaixo.
Agora note como os poderes mudam de grupo para grupo, no exemplo que estamos falando, note no clique 5. |
EXEMPLO
2: No nosso exemplo,
começamos o jogo com os 2 fragmentos que temos vinculados com os personagens Wolverine e Captain America, e nenhum ficou acoplado ao recurso da Força Fênix. Assim, no início do turno
não podemos escolher nenhum fragmento para que o Wolverine e o Captain
America possam usar seus poderes, pois não há nenhum fragmento acoplado no
recurso da Força Fênix.
Agora digamos que durante a partida o Wolverine tenha sido derrotado. Uma vez
que isso ocorra nós temos que pegar o fragmento que estava vinculado à ele, no
caso o fragmento do Namor, e o
acoplamos ao recurso da Força Fênix.
Agora sim! A partir de agora, em todo o início de turno o Captain America poderá escolher aquele fragmento do Namor que está acoplado ao recurso e
usar os poderes que ele oferece. No caso o fragmento do Namor fornece as habilidades de time dos X-Men, Avengers e
Defenders. Ou seja, agora o Captain
America pode usar essas habilidades de time caso ele escolha fazê-lo no
início do turno.
Note que o cartão do fragmento possui
dois lados, um branco e um dourado. O lado branco é utilizado quando o
fragmento está vinculado a um personagem, já o lado dourado é usado quando o
fragmento está acoplado ao recurso da Força
Fênix.
Bom,
por enquanto é isso galerinha, tentei explicar da forma mais clara e simples
possível como usar esse recurso. Peguei como exemplo o recurso com apenas 2
fragmentos pois é assim que muitos passarão a utilizá-lo por um certo tempo.
Quaisquer dúvidas pode postar nos comentários.
Por
enquanto é isso galerinha, espero ter ajudado e até a próxima!!!
Muito boa a sua explicação sobre o recurso e agora quando tiver o torneio AvX aqui em Recife não precisarei quebrar tanto a cabeça sobre como usar a Força Fênix. Gostaria de ver também explicações assim sobre o Cinto do Batmam e o Livro dos Skrulls.
ResponderExcluirExcelente matéria. Com certeza irá ajudar muitos jogadores a entender como esse complexo resource funciona.
ResponderExcluirParabéns pela matéria muito bem explicado já dando dica da próxima matéria poderia explicar a manopla do infinito um abraço
ResponderExcluirParabéns mano, ajudou muito!!!
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