quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

(AvX) FORÇA FÊNIX!!! APRENDA A USAR ESSE NOVO RECURSO!!!


A Força Fênix!!!
Olá jogadores e jogadoras de Heroclix!!!

VINGADORES VS. X-MEN!!! Este torneio oficial da Wizkids já se iniciou lá fora nos EUA e algumas cidades brasileiras já estão se organizando para realizar esse torneio.

Com esse evento, surgiu um novo recurso que é distribuído para os jogadores da primeira etapa: a Phoenix Force.

Agora, se você que vai iniciar neste torneio, ou você que adquiriu este recurso e pretende utilizá-lo e ainda não entendeu como a Phoenix Force funciona, leia esta postagem pois explicarei detalhadamente como esse novo recurso funciona.

Agora com vocês: FORÇA FÊNIX!!!

===PARTE 1: CONSTRUÇÃO DO TIME===

A Força Fênix custa 12 pontos. Pelo menos 1 e não mais do que 5 Fragmentos das Força Fênix diferente podem estar acoplados à Força Fênix e custa 3 pontos por fragmento.

Até 5 personagens diferentes (cada um custando pelo menos 40 pontos) são vinculados à Força Fênix e custa 3 pontos por personagem, mas deve haver pelo menos 1 fragmento para cada personagem.

EXEMPLO: Eu tenho um time formado pelas seguintes peças:


 - Captain America #201 (FI) – 88 pontos
- Spider-Man #201 (ASM) – 75 pontos
- Wolverine #001 (WXM) – 100 pontos
- Daredevil #021 (IH) – 75 pontos
- Donald Blake #010 (CW) – 33 pontos
- Phoenix Force #R100 com 2 fragmentos – 24 pontos
TOTAL: 395 pontos.

A Força Fênix no total custa 12 pontos. Como eu tenho apenas 2 fragmentos nela (Cyclops e Namor) ela custa mais 3 pontos por cada um desses fragmentos, ou seja, mais 6 pontos (3+3), totalizando 18 pontos (12+6).

Como eu só tenho 2 fragmentos na Força Fênix então eu posso escolher 1 ou 2 personagens para serem vinculados com a Força Fênix. Uma vez que o Donald Blake possui apenas 33 pontos, ou seja, abaixo de 40 pontos, eu não posso vinculá-lo ao recurso, devo escolher outro personagem. No fim eu escolho o Captain America e o Wolverine.

Esses dois personagens são os que utilizaremos como exemplo nessas explicações.
Como cada um desses 2 personagens custa mais 3 pontos (6 ao todo), então no final a minha Força Fênix custará 24 pontos. 12 do recurso + 3 do fragmento do Cyclops + 3 do fragmento do Namor, + 3 do Captain America vinculado + 3 do Wolverine vinculado. 12+3+3+3+3 = 24 pontos.

===PARTE 2: PREPARAÇÃO=== 

Quando posicionar seus personagens em sua área inicial, para cada personagem vinculado à Força Fênix, remova 1 fragmento e o vincule à aquele personagem. O fragmento é uma relíquia vinculada à aquele personagem sem custo nenhum.

A Força Fênix possui 5 grupos, cada grupo possui 5 cliques identificados por um número de clique vermelho. A Força Fênix começa o jogo no primeiro clique (clique vermelho #1) do grupo igual ao número de fragmentos restantes acoplados ao recurso.


Fragmento do Cyclops: fornece Ranged Combat Expert.
Fragmento do Namor: fornece as habilidades de time dos X-Men, Avengers e Defenders.


EXEMPLO: Após posicionar meus personagens na minha área inicial, uma vez que eu escolhi 2 personagens para serem vinculados à Força Fênix (o Wolverine e o Captain America) eu removo os 2 fragmentos que eu possuo no meu recurso e distribuo entre eles. Nesse exemplo o Captain America ficará com o fragmento do Cyclops (que o fornece Ranged Combat Expert, Poison e a habilidade Flight) e o Wolverine ficará com o fragmento do Namor (que o fornece Poison, Flight e as habilidades de time dos X-Men, Avengers e Defenders).


Note que o cartão do fragmento possui dois lados, um branco e um dourado. O lado branco é utilizado quando o fragmento está vinculado a um personagem, já o lado dourado é usado quando o fragmento está acoplado ao recurso da Força Fênix.

Feito isso, o recurso Força Fênix ficará sem nenhum fragmento acoplado à ela, pois eu retirei os únicos 2 fragmentos dela para vinculá-los aos meus dois personagens. Graças a isso, a Força Fênix começará no primeiro clique vermelho do grupo que indica que há 0 (zero) fragmentos acoplados à ela.

O dial da Força Fênix é dividida em 5 grupos, cada grupo é separado por uma linha vertical verde, ela define onde um grupo acaba e o outro começa. Cada um desses grupos possui 5 cliques.

O dial da Força Fênix é dividido em 5 grupos: do grupo 0 (zero) ao grupo 4, que são representados por esses pequenos números na cor azul. Cada grupo possui 5 cliques, cada clique representado por esse pequeno número vermelho.
Mas qual desses grupos eu irei começar? Para identificar o grupo, basta ver o pequeno número azul que fica logo acima no número em vermelho. Tem o grupo 0, o grupo 1, o grupo 2, o grupo 3 e o grupo 4. Esse número representa quantos fragmentos estão acoplados na Força Fênix. Nesse exemplo, após retirar os fragmentos do recurso e dá-los aos meus personagens escolhidos, a Força Fênix ficou com 0 (zero) fragmentos nela. Então, começarei o jogo no primeiro clique do grupo 0 (zero), uma vez que ela está com 0 (zero) fragmentos acoplados.

Esse é o grupo 0 (zero), que é a parte do dial que você utilizará quando seu recurso da Força Fênix estiver com nenhum fragmento acoplado à ela.


EXEMPLO 2: Agora digamos que em vez de eu ter escolhido o Wolverine e o Captain America para serem os personagens vinculados à Força Fênix eu tenha escolhido apenas o Captain America.

Nesse caso quando eu for retirar os fragmentos, eu retirarei apenas 1 deles e o vincularei ao Captain America deixando o outro fragmento acoplado no recurso. Então nesse caso eu começarei o dial da Força Fênix no primeiro clique do grupo 1, pois há apenas 1 fragmento acoplado ao recurso.

Já esse é o grupo 1, que é a parte do dial da Força Fênix que você utilizará quando tiver apenas 1 fragmento acoplado ao recurso.


===PARTE 3: GIRANDO O DIAL===


Quando um personagem vinculado com um Fragmento da Força Fênix for derrotado, acople seu fragmento ao recurso e imediatamente gire o dial 5 vezes para à esquerda, movendo o dial para o mesmo número de clique vermelho do próximo grupo. Quando um personagem vinculado com um Fragmento da Força Fênix derrota um inimigo ou atinge um inimigo com um ataque na qual ele rolou um duplo (deu o mesmo número nos dois dados), após a ação se encerrar, gire o dial uma vez, a Força Fênix nunca pode ter o dial girado além do clique 5 de qualquer grupo dessa forma.


EXEMPLO: Digamos que o Wolverine foi derrotado. Retiramos ele do mapa e pegamos o fragmento que estava vinculado à ele (o fragmento do Namor) e o acoplamos no recurso da Força Fênix. Assim o recurso ficará agora com um fragmento.

Feito isso, pegamos o recurso da Força Fênix e giramos o dial 5 vezes para a esquerda, isso fará que o dial fique no mesmo clique que ele estava porém ele estará em outro grupo, no caso o grupo 1, que indica que há 1 fragmento acoplado na Força Fênix.



Novamente a foto que mostra o grupo 1. Você só irá trocar de grupo apenas quando um dos seus personagens que estavam vinculados com um dos fragmentos da Força Fênix for derrotado. Pois assim o fragmento que estava com ela será agora acoplado ao recurso.



Sempre que você girar o dial da Força Fênix dessa forma por ter um personagem que tinha um fragmento vinculado à ele derrotado, ou seja, girar o dial 5 vezes para a esquerda após colocar aquele fragmento no recurso, o dial vai parar no mesmo clique que eles estava só que do próximo grupo. Se ele estava no clique 1 do grupo 0, por exemplo, após girar o dial vai para o clique 1 do grupo 1. Outro exemplo: Se ele estiver no clique 3 do grupo 0, após girar o dial ele vai para o clique 3 do grupo 1.

EXEMPLO 2: Agora digamos que os dois personagens, Wolverine e Captain America continuam em jogo e o recurso da Força Fênix está no primeiro clique do grupo 0 (ou seja, nenhum fragmento está acoplado no recurso).

Após algumas rodadas o Captain America finalmente derrota seu primeiro adversário. Graças à isso você pode girar o dial 1 vez para a esquerda, ficando assim no clique 2 do grupo 0. Mais algumas rodadas para frente o Wolverine atinge um adversário mas na hora de jogar o ataque ele rolou dois 3 (ou seja, nos dois dados o resultado deu 3), apesar de ele não ter derrotado o adversário nesse ataque, mesmo assim ele rolou um duplo, e isso também lhe dá direito a girar o dial da Força Fênix 1 clique para a esquerda. Assim ficando no clique 3 do grupo 0.

Note que, apenas o Wolverine e o Captain America podem girar o dial da Força Fênix dessa forma pois eles que estão vinculados com o recurso da Força Fênix, caso outro personagem do time derrotar um adversário ou rolar um duplo no ataque e atingir o adversário, como por exemplo o Daredevil, ele NÃO poderá girar o dial da Força Fênix, pois ele não está vinculado à esse recurso.

Mas agora digamos que o Wolverine e o Captain America estão ainda em jogo, porém o dial da Força Fênix já está no clique 5 do grupo 0. Caso algum desses dois derrotar um adversário ou rolar um ataque cujo resultado foi um duplo e atingiu um adversário dessa forma ele NÃO poderá mais girar o dial pois ele não pode ir além do clique 5.

A única forma de passar para o próximo grupo do dial é quando o Wolverine ou o Captain America for derrotado, assim você girará o dial para o próximo grupo 5 vezes e ele ficará dessa forma no clique 5 do grupo 1.



===PARTE 4: PONTOS DE VITÓRIA===


Sempre que um personagem vinculado com um fragmento da Força Fênix for derrotado, o adversário recebe os pontos de vitória daquele personagem além de 6 pontos adicionais. Se o time for todo derrotado, então o jogador que recebeu os pontos de vitória pelo ultimo personagem do time é também recompensado com 12 pontos pela Força Fênix e 3 pontos para cada fragmento da Força Fênix que iniciou o jogo acoplado no recurso.


EXEMPLO: Vamos dizer que o nosso Wolverine foi derrotado. Como ele custa 100 pontos, o adversário receberá os 100 pontos que ele vale como pontos de vitória. Além disso, nosso Wolverine estava vinculado com o fragmento do Namor, então isso rende ao adversário mais 6 pontos de vitória (3 pelo fragmento e mais 3 por o Wolverine estar vinculado ao recurso da Força Fênix).



No final do jogo então o nosso time inteiro é derrotado pelo inimigo. Nesse caso o adversário também receberá mais 12 pontos de vitória adicionais pois esse é o que o recurso da Força Fênix vale.

Uma vez que a Força Fênix do nosso exemplo não começou o jogo com nenhum fragmento acoplado à ela, pois nós tínhamos apenas 2 fragmentos, o do Cyclops e o do Namor, que foram para o Captain America e para o Wolverine, o adversário então não receberá mais nenhum ponto de vitória adicional.

Mas agora digamos que no início do jogo nós apenas tivéssemos retirado o fragmento do Cyclops e o vinculasse ao Captain America e deixássemos o fragmento do Namor no recurso da Força Fênix. Se no final do jogo nosse time tivesse sido todo derrotado, além dos 6 pontos de vitória adicionais que o adversário recebe por ter derrotado o Captain America e os 12 pontos adicionais do recurso da Força Fênix, ele ainda recebe 3 pontos de vitória adicionais pelo fragmento do Namor de ficou acoplado na Força Fênix desde o início do jogo.


===PARTE 5: EFEITOS DA FORÇA FÊNIX===


Quando um poder padrão é revelado no dial, os personagens vinculados à Força Fênix podem usar o poder indicado. Quando um modificador aparece, todos os personagens vinculados modificam aquele valor de combate na quantidade indicada, se o modificador possui uma borda ao seu redor, então eles modificam todos os valores de combate na quantidade indicada.

No começo do seu turno, você pode escolher um Fragmento da Força Fênix acoplado ao recurso. Os personagens vinculados à Força Fênix podem usar o poder daquele Fragmento da Força Fênix até o seu próximo turno.



EXEMPLO: Seguindo o nosso exemplo, no começo do jogo o dial da Força Fênix está no clique 1 do grupo 0 (zero), olhando observe o dial abaixo relacionado ao grupo 0 (zero).

Agora é hora de olharmos para os cliques.


Ou seja, já que a Força Fênix está no clique 1 do grupo 0 (zero), tanto o Wolverine quanto o Captain America receberão +1 na velocidade, poderão usar o poder Quake e poderão usar o poder Toughness.


Agora digamos que eles ainda estejam no grupo 0 (zero) porém no clique 5. De acordo com a foto do dial acima o Wolverine e o Captain America terão +1 em todos os seus valores de combate (velocidade, ataque, defesa, dano e alcance) pois tem uma borda quadrada ao redor do modificador, poderão usar o poder Pulse Wave, poderão usar o poder Invencible e o poder Probability Control.

Lembrando que, se um deles morrer, como por exemplo o Wolverine, o fragmento do Namor que estava vinculado à ele vai ser acoplado ao recurso da Força Fênix e o dial será girando 5 vezes para a esquerda entrando assim em um novo grupo. Digamos que antes o dial estava no clique 5 do grupo 0 (zero), como no exemplo anterior, o dial é girado e agora o Captain America poderá usar os poderes e modificadores mostrados no clique 5 do grupo 1, veja como é o dial no grupo 1 abaixo.

Agora note como os poderes mudam de grupo para grupo, no exemplo que estamos falando, note no clique 5.

Nesse caso o Captain America pode usar o poder Hipersonic Speed, terá +1 em todos seus valores de combate devido à borda quadrada ao redor do modificador, pode usar o poder Regeneration e pode usar o poder Perplex. Pois são esses os poderes e modificadores mostrados no clique 5.

EXEMPLO 2: No nosso exemplo, começamos o jogo com os 2 fragmentos que temos vinculados com os personagens Wolverine e Captain America, e nenhum ficou acoplado ao recurso da Força Fênix. Assim, no início do turno não podemos escolher nenhum fragmento para que o Wolverine e o Captain America possam usar seus poderes, pois não há nenhum fragmento acoplado no recurso da Força Fênix.

Agora digamos que durante a partida o Wolverine tenha sido derrotado. Uma vez que isso ocorra nós temos que pegar o fragmento que estava vinculado à ele, no caso o fragmento do Namor, e o acoplamos ao recurso da Força Fênix. Agora sim! A partir de agora, em todo o início de turno o Captain America poderá escolher aquele fragmento do Namor que está acoplado ao recurso e usar os poderes que ele oferece. No caso o fragmento do Namor fornece as habilidades de time dos X-Men, Avengers e Defenders. Ou seja, agora o Captain America pode usar essas habilidades de time caso ele escolha fazê-lo no início do turno.

Note que o cartão do fragmento possui dois lados, um branco e um dourado. O lado branco é utilizado quando o fragmento está vinculado a um personagem, já o lado dourado é usado quando o fragmento está acoplado ao recurso da Força Fênix.

Bom, por enquanto é isso galerinha, tentei explicar da forma mais clara e simples possível como usar esse recurso. Peguei como exemplo o recurso com apenas 2 fragmentos pois é assim que muitos passarão a utilizá-lo por um certo tempo. Quaisquer dúvidas pode postar nos comentários.

Por enquanto é isso galerinha, espero ter ajudado e até a próxima!!!

4 comentários:

  1. Muito boa a sua explicação sobre o recurso e agora quando tiver o torneio AvX aqui em Recife não precisarei quebrar tanto a cabeça sobre como usar a Força Fênix. Gostaria de ver também explicações assim sobre o Cinto do Batmam e o Livro dos Skrulls.

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria. Com certeza irá ajudar muitos jogadores a entender como esse complexo resource funciona.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria muito bem explicado já dando dica da próxima matéria poderia explicar a manopla do infinito um abraço

    ResponderExcluir